Quem Somos

Quem Somos Img Destacada

O NÚCLEO DE PESQUISA MULHER E CIÊNCIA (NPAMC) foi formalizado em 2013 a partir da consolidação das pesquisas fundamentadas no conceito de transversalidade de gênero nas políticas públicas, realizadas no Grupo de Pesquisa Desenvolvimento e Sociedade – GPDESO, CNPq/UFRPE.

A formalização do  Núcleo realizou-se concomitantemente com a aprovação do projeto de pesquisa executado com recursos federais oriundos da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), cujo objeto consiste em realizar estudos, eventos e elaboração de publicações sobre o tema “Mulher e Ciência” nos espaços de poder e decisão.

Neste sentido, unindo a experiência nos estudos da transversalidade de gênero nas políticas públicas do GPDESO e o projeto “Mulher e Ciência”, o Núcleo, atua com o objetivo de identificar as mulheres a partir de sua inserção nas salas de aula, nos postos de trabalho, ou em outros espaços de poder e de decisão.

O NPAMC estabelece relação direta com os objetivos  do  CNPq no Programa Mulher e Ciência  cujos objetivos se propõe a “estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismos no País; promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas”.

O Núcleo tem a missão de promover espaços de debate para que sejam incorporados em seus cotidianos a perspectiva de gênero e de igualdade entre homens e mulheres, fortalecendo-as contra os abusos de poder inerentes ao sexismo e à violência simbólica, presentes no cotidiano da educação e do trabalho.

Algumas metas, do Projeto Mulher e Ciência, consistem em mapear e registrar memórias de algumas mulheres que atuam em carreiras universitárias e debater em seminários os temas da pesquisa. Como decorrência dessas metas, o NUPAMC assumiu, junto a outras três instituições, a realização do 18º Encontro da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero (REDOR). Rede da qual o GPDESO é membro a partir de suas linhas de pesquisa: Gênero e diversidade; Pesca, Gênero e Políticas Públicas.

Coordenação e Componentes do NPAMC
Profa. Dra. Maria do Rosário de F. Andrade Leitão
Ms. Conceição Martins
Colaboradoras/es
Profa. Dra.. Maria do Carmo F. Soares
Profa. Dra. Juliana Andrade Leitão
Profa. Dra. Neuza de Farias Araújo
Prof. Dr. Marcelo Santos de Moraes
Ms. Cristiana Rodrigues Carvalho
Ms. Claudia Maria de Lima
Ms. Gilmar Soares Furtado
Ms. Ivan Pereira Leitão
Ms. Mariomar Martins Teixeira de Almeida
Ms. Eliane Araújo
Ms. Aline de Oliveira Bomfim
Ms. Geize Santos
Mariana Cristina Mourão Veiga
Fabio Henrique Cunha Amorim
Gerlúcio Moura Bezerra de Sousa
Ernandes Luiz Tavares da Silva
Yasmim Gomes Alves de Brito
Everton Cavalcanti