Agrárias

Antonia Sherlanea Chaves Veras
Currículo Lattes
Possui graduação em Zootecnia (1986) e mestrado em Zootecnia (1992) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Em 2000 recebeu o Prêmio Geraldo Carneiro, que era concedido pela Sociedade Brasileira de Zootecnia ao autor da melhor Tese defendida no ano anterior, no País. Atualmente é professora titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco; bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1D do CNPq; revisora da Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science; da Revista Acta Scientiarum – Animal Science e da Revista Brasileira de Ciências Agrárias. Atua na área de Zootecnia, com ênfase em exigências nutricionais de ruminantes, bem como em avaliação de alimentos e produção de ruminantes. Esteve Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco no período de 02/2008 a 05/2012. (Texto informado pelo autor)

servletrecuperafotoÁurea Wischral
Currículo Lattes
Aurea Wischral concluiu o doutorado em Medicina Veterinária (Reprodução Animal) pela Universidade de São Paulo em 1999 e realizou pós-doutorado na Southern Illinois University (USA) na área de foliculogênese equina. Atua como professor associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na disciplina de Obstetrícia Veterinária, desde 1989. Atualmente é consultora ad hoc das revistas cientificas – Theriogenology, Ciência Rural, Revista Brasileira de Ciências Agrárias, Revista Brasileira de Reprodução Animal. Ocupou o cargo de Pró- reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFRPE no período de 2000 a 2004 e de coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Veterinária da UFRPE nos períodos de 1991-1994 e 2006-2008. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGB – Renorbio) na UFRPE e vice-coordenadora geral do PPGB-Renorbio. Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Participou de eventos no Brasil e exterior. Orientou e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de trabalhos de iniciação cientifica e de conclusão de curso na área de Medicina Veterinária. Atua na área de medicina veterinária, com ênfase em fisiopatologia da reprodução animal (ultrassonografia) e biologia molecular aplicada à reprodução animal. (Texto informado pelo autor)

servletrecuperafotoIrenilda Lima
Currículo Lattes
Graduação em Medicina Veterinária e em Licenciatura em Ciências Agrícolas, mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Pós doutorado no INRA – Institut National de la Recherche Agronomique da França. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, desenvolvimento local, extensão rural, formação de professores e educação do campo. Leciona Didática na Graduação UFRPE e na EAD UAB. Coordenadora da Especialização em Gestão de Políticas Públicas da SUGEP- UFRPE. Supervisora do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – RENAFOR. Coordenadora do Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local – POSMEX da UFRPE – 2013 a 2015, (Texto informado pelo autor)

servletrecuperafoto-1Isabela Bacalhau de Oliveira
Currículo Lattes
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) do curso técnico em Recursos Pesqueiros. Atualmente também é estudante de Doutorado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura do Programa de Pós-graduação da UFRPE (2011-2015). Consultora FAO/MPA especialista em malacocultura para região norte e nordeste do Brasil (2010-2011). Mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura com bolsa CAPES do Programa de Pós-graduação da UFRPE (2010). Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Pesca da UFRPE. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, atuando principalmente nos seguintes temas: cultivo de zooplâncton, qualidade de água, análise bacteriológica e cultivo de moluscos bivalves. (Texto informado pelo autor)

servletrecuperafotoMaria do Carmo F Soares
Currículo Lattes
Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985), mestrado em Produção Aquática pela Universidade Federal da Bahia (1989) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professora Associado III da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Piscicultura Continental, atuando principalmente nos seguintes temas: piscicultura, engenharia de pesca, ensino, pesquisa e extensão em Aqüicultura e Recursos Pesqueiros. Consultora ad hoc da FACEPE, da FABESP,da FUNDECT, da FAPEAM,da EMBRAPA. Revisora dos periódicos: Boletim do Instituto de Pesca, Boletim Técnico do CEPTA, Revista Brasileira de Agrociências, Revista Brasileira de Ciências Agrárias, Acta Scientarium Biological Sciences, Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal e Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira. Parecerista da Avaliação de Cursos superiores do Guia do Estudante, da Editora Abril. Implantou o PET do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Amazonas, tendo permanecido na tutoria de 1992 a 1996. Foi tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Pesca da UFRPE de 2001 a 2011. (Texto informado pelo autor)

servletrecuperafoto-1Maria Madalena Pessoa Guerra
Currículo Lattes
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1982), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1992), doutorado em Ciência Animal pela Escola de Veterinária-UFMG (1998), especialização em Reprodução Animal pelo INIA-Madri (1999) e pós-doutorado na Universidade de Sidney-Austrália (2004). Professora Associado 4 da Universidade Federal Rural de Pernambuco, ministrando a disciplina Andrologia e Biotecnologia da Reprodução no curso de Medicina Veterinária. Professora e orientadora nos Programas de Pós-graduação “Ciência Animal Tropical” e “Sanidade e Reprodução de Ruminantes” da UFRPE. Representante do curso de doutorado em Biotecnologia da RENORBIO no Estado de Pernambuco (2006-2012). Professora e orientadora no curso de doutorado em Biotecnologia da RENORBIO. Consultora Ad Hoc das revistas Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Ciência Veterinária nos Trópicos, Ciência Rural, Ciência Animal, Human and experimental toxicology, Reproductive Biology e Animal Reproduction Science. Foi Membro do Conselho Fiscal e Representante Estadual do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal no período de 2005-2007. Coordenadora da área de Medicina Veterinária na CAPES no triênio 2011-2013. Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFRPE desde julho de 2013. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Andrologia e Biotecnologia da Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: sêmen, avaliação, sexagem e criopreservação. (Texto informado pelo autor)

servletrecuperafotoNathalia Karolinne F Calazans
Currículo Lattes
Possui graduação em Engenharia de pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010), graduação em Licenciatura em ciências agrárias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2012) e mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013). (Texto informado pelo autor)
 

servletrecuperafoto-1Rute Berger
Currículo Lattes
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), com área de concentração em Manejo Florestal. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Dendrometria, Inventário, Manejo e Planejamento Florestal de florestas plantadas (Eucalyptus sp e Pinus sp). Na área ambiental possui experiência na implantação e manutenção de Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14.001) e Certificações de Manejo Florestal. (Texto informado pelo autor)

Weruska de Melo Costa
Currículo Lattes
Engenheira de Pesca – UFRPE; Especialização em Oceanografia – UFPE; Mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura – UFRPE e Doutorado em Engenharia para Aquicultura – UFSC. Atualmente é Professora Adjunto I do Departamento de Biologia, Área de Ecologia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Avaliação de Estoques Pesqueiros Marinhos e dulciaquicolas, atuando principalmente nas seguintes áreas: Legislação Pesqueira e Meio Ambiente, Administração e Gestão de Ambientes aquáticos. Weruska de Melo Costa is graduate at Fisheries Engineer from Universidade Federal de Pernambuco (2001), Specialization in Oceanography from Universidade Federal de Pernambuco (2004) Masters Science at Fishery and Aquaculture Resources from Universidade Federal de Pernambuco (2005) and PhD at Engineering for Aquaculture from Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Currently she is professor of Universidade Federal Rural de Pernambuco (Pernambuco, Northeastern Brazil) where he coordinates the Laboratory of Engineering and waste management of fish end Agroecology of development and teaches for graduation. She acts in the areas of Fisheries Resources and Fishing Engineering, with emphasis on Marine Fishery Assessment of Stocks and freshwater, working mainly in the following areas: Fisheries and Environment Legislation, Management and Administration of Aquatic Environments.. She is member of editorial board of the Ciências Agrárias (Associate Editor). (Texto informado pelo autor)